Posted by : Pibid


No cenário atual do PIBID/UERN, podemos destacar seu crescimento não apenas pela quantidade de subprojetos existentes, que passaram de seis, em 2010, para vinte, em 2012, ou até mesmo porque houve um aumento mais que triplicado na oferta de bolsas pelo Programa no âmbito da Universidade: em dois anos, a quantidade passou de 119 para 393. É salutar o trabalho que vem sendo feito, sobretudo, no que diz respeito à formação acadêmica dos alunos dos cursos de licenciatura participantes do Programa, haja vista todo esse processo formativo contar com a importante colaboração de escolas públicas que apresentam práticas exitosas de ensino. Além de propiciar um contato mais estreito com escolas públicas, onde se pode vivenciar o real da atividade docente, essa parceria, mediada pela política de formação da CAPES, tem multiplicado a produção acadêmica de professores e alunos em diversas frentes de temas e áreas de conhecimento tendo como eixo comum, que articula toda a produção pibidiana, a formação e o trabalho docente. Assim sendo, vale destacar que, além de uma significativa aprendizagem da docência a partir da vivência no processo educativo escolar, o Programa tem gestado uma rica oportunidade de teorização da realidade, fato esse que vem se materializando em artigos diversos cuja culminância tem se dado na sua apresentação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Ainda como parte do processo de teorização da realidade na qual vem atuando os pibidianos da UERN, cabe destacar a produção e publicação de um livro que conta com artigos não apenas de professores doutores, mas também, orgulhosamente, de alunos bolsistas de iniciação à docência. É, portanto, ante a produção didático-pedagógica, bibliográfica, artístico-cultural, desportiva e lúdica que tem revestido o processo formativo dos licenciandos bolsistas do PIBID/UERN, bem como dos demais alunos e professores que vêm estudando e problematizando a formação inicial de professores no Brasil, que o PIBID/UERN se debruça sobre a realização do seu II ENCONTRO, cujo tema central se volta para reflexões sobre políticas de formação e o processo de intervenção na realidade escolar.

(Texto retirado do blogger oficial do evento)


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

ENTENDA NOSSA LOGO

Partindo da premissa do objetivo principal do Programa Institucional de Iniciação à Docência, que está pautado na aproximação e na troca constante de experiência Universidade/Escola. A logo vem representar através dos arcos, a escola, o PIBID e a universidade respectivamente.

Os arcos entrelaçados simulam o conjunto, a importância de estar em constante aprendizado, a troca de conhecimento e experiências.

O PIBID está representado pelo arco central, este que faz a ligação entre os dois arcos laterais, sendo assim a ponte entre a teoria e a pratica. Portanto, nossa logo demonstra em linhas gerais o nosso objetivo enquanto PIBID Educação Física, que é estar no cotidiano escolar, vivenciando na prática o que oras aprendemos na Universidade. "

Quem sou eu

Pau dos Ferros , RN, Brazil
Pibid do curso de Educação Física - CEF/CAMEAM/UERN que tem como tema: Educação Física - Cultura Corporal do Movimento: Desenvolvendo Competências no Ensino Médio.

Seguidores

Popular Post

Direitos reservados PIBID/CEF/CAMEAM/UERN. Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Recent Comments

#COMPARTILHE

PIBID CEF

- Copyright © PIBID CEF - CAMEAM - UERN - - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -