Posted by : Pibid


         Alunos bolsistas já iniciaram os trabalhos na Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo, os trabalhos estão relacionados com o projeto "A busca pelo corpo perfeito para a saúde" coordenado pela professora supervisora Solange de França. Este trabalho está para além da sala de aula, os bolsistas, já estão auxiliando no armazenamento de dados, além de ministrarem palestras sobre saúde qualidade de vida. Segue abaixo parte do projeto que está em decorrência. 

A Busca pelo corpo perfeito para saúde.
        A Educação Física é uma sabedoria de viver, uma exigência pessoal e existencial, isto é, uma tarefa educativa. Desta maneira, ela tem suas raízes mais profundas, tem compromisso com a pessoa, isto é, com o crescimento, desenvolvimento e bem estar do ser humano. Ela é um processo educativo que, antes do saber científico e do trabalho produtivo tem um compromisso com a existência humana, ou seja, uma ação mais abrangente, compromissada com a globalidade das situações humanas.
      A Educação Física é sinônimo de saúde. Não há mais quem duvide da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano.
   Muitos são os benefícios que a Educação Física trás para um melhor desenvolvimento e desempenho do nosso corpo, como: melhora o desempenho sexual; o cérebro passa a ter maior irrigação, melhorando os pensamentos; a prática da ginástica dança, musculação... Diminui o interesse aos vícios das drogas e do álcool, melhora a estética do corpo, dando maior rigidez à pele, seios, nádegas, melhorando o tônus muscular. Com a prática dos exercícios físicos, teremos um coração mais vigoroso, artérias livres de gorduras, articulações azeitadas, níveis de açúcar normais, equilíbrio hormonal, sono mais tranqüilo, pressão normal, bom humor, postura correta, melhora a auto-estima, mais fôlego, as mulheres passam a ter mais alívio da TPM, mamas protegidas contra câncer, os homens a próstata mais protegida, os dois passam a ter mais entusiasmo no sexo, memória mais afiada, ossos mais fortes e sistema imunológico reforçados.
      Por isso, hoje a Educação Física é tratada como um fator de saúde, e devemos dar a atenção devida nas escolas, partindo desse contexto elaboramos este projeto de vivências da cultura corporal na busca de um estilo de vida com qualidade, pela via do movimento, com ginástica, atividades rítmicas e expressivas e conhecimento do corpo.
OBJETIVOS:
Geral:
           Desenvolver uma prática de Educação Física buscando alternativas, que viabilizem uma ação centrada no aluno, na perspectiva de encontrar saídas para a melhoria do ensino/aprendizagem introduzindo o educando no mundo da cultura física.
Específicos:
         Promover a saúde visando à integração do movimento corporal como necessidade diária ao longo da vida.
        Possibilitar estratégias do conhecimento físico através de uma educação corporal para a vida.
   Propiciar meios de desenvolver a cultura corporal do movimento permitindo agregar hábitos alimentares saudáveis e higiene de vida ativa repercutindo sobre a saúde individual e coletiva.
   Aprimorar as potencialidades físicas, morais e psíquicas.
   Conservar a saúde e o emprego útil do tempo de lazer.
    Conhecer, refletir e debater com estudiosos e especialistas temas ligados a saúde e ao exercício físico.
   Vivenciar as diversas formas da cultura corporal a partir de ações educativas para a prática do exercício físico dentro da escola.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

ENTENDA NOSSA LOGO

Partindo da premissa do objetivo principal do Programa Institucional de Iniciação à Docência, que está pautado na aproximação e na troca constante de experiência Universidade/Escola. A logo vem representar através dos arcos, a escola, o PIBID e a universidade respectivamente.

Os arcos entrelaçados simulam o conjunto, a importância de estar em constante aprendizado, a troca de conhecimento e experiências.

O PIBID está representado pelo arco central, este que faz a ligação entre os dois arcos laterais, sendo assim a ponte entre a teoria e a pratica. Portanto, nossa logo demonstra em linhas gerais o nosso objetivo enquanto PIBID Educação Física, que é estar no cotidiano escolar, vivenciando na prática o que oras aprendemos na Universidade. "

Quem sou eu

Pau dos Ferros , RN, Brazil
Pibid do curso de Educação Física - CEF/CAMEAM/UERN que tem como tema: Educação Física - Cultura Corporal do Movimento: Desenvolvendo Competências no Ensino Médio.

Seguidores

Popular Post

Direitos reservados PIBID/CEF/CAMEAM/UERN. Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Recent Comments

#COMPARTILHE

PIBID CEF

- Copyright © PIBID CEF - CAMEAM - UERN - - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -