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MINISTÉRIO DA
EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE
APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB
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ANEXO II
Edital Pibid n° /2012
CAPES
PROGRAMA INSTITUCIONAL
DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DETALHAMENTO DO SUBPROJETO
(Licenciatura)
1. Nome da Instituição
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Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
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UF: RN
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2. Subprojeto de Licenciatura em:
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Educação Física - Cultura Corporal do Movimento:
Desenvolvendo Competências no Ensino Médio
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3. Coordenador de Área do Subprojeto:
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Nome: Maria Ione da Silva
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Departamento: Educação Física
Curso: Educação Física/Campus Avançado Professora
Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM
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Link para o Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203655Z8
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4. Apresentação da proposta
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EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
O quadro da educação física escolar não mais se sustenta
apenas com a perspectiva do esporte, muito menos arraigado a um esporte
descompromissado com suas possibilidades educacionais. Com inspiração nas
palavras de Kunz (2006) acredita-se que “a tranformação didático-pedagógica
do esporte deve, em, parte, levar para esse mundo natural do ´se movimentar´,
ou seja, resgatar o sentido fenomenológico do brinquedo e do jogo” (p. 103). Corroborando
com a ideia, os PCN’s (2001) sugerem como conteúdo da cultura corporal de
movimento a ser desenvolvidos nas aulas de educação física escolar o jogo,
esporte, dança ginástica e lutas, distribuídos dentro de três blocos de
conteúdos. Os PCN’S propõem também organizar os conteúdos valorizando temas
transversais (emergentes sociais), favorecendo a interdisciplinaridade. Por
ser uma proposta que objetiva a formação do cidadão critico-reflexivo,
autônomo e a inclusão social, acreditamos que através desta, possamos
desenvolver competências no seio escolar, na busca da compreensão do aluno
enquanto sujeito do processo educacional. PARA ALÉM DO FAZER é o
que propomos neste subprojeto, ou seja, uma intervenção pedagógica a ser
desenvolvida no ensino médio através da pesquisa-ação. Entendemos que o ensino da educação física não pode ficar limitado a
uma prática do “fazer por fazer”, é fundamental dar um sentido e significado,
e para tal emerge uma nova proposta de ensino em que são enfocadas três
diferentes dimensões no trato com os conteúdos: conceitual, procedimental e
atitudinal (PCN´s, 1998). Darido (2001) observa avanços na proposta dos PCNs quando refere-se a essas
dimensões do conteúdo, afirmando que: …o papel da educação física ultrapassa
o ensinar esporte, ginástica, dança, jogos, atividades rítmicas, expressivas
e conhecimento sobre o próprio corpo para todos [??], em seus fundamentos e
técnicas (dimensão procedimental), mas inclui também os seus valores
subjacentes, ou seja, quais atitudes os alunos devem ter nas e para as
atividades corporais (dimensão atitudinal). E, finalmente, busca garantir o
direito do aluno de saber por que ele está realizando este ou aquele
movimento, isto é, quais conceitos estão ligados àqueles procedimentos
(dimensão conceitual). Esses estudos apontam para uma nova educação física
escolar, que esteja abandonando as práticas desvinculadas de significado para
os alunos e preocupada com a aprendizagem fundamentada nas necessidades e
interesses de um novo aluno, crítico, atuante e participativo. Melo (2008, p.
58) reforça essa ideia quando afirma que “falta à Educação Física escolar
fomentar situações de ensino que deixem nos alunos aprendizagens
significativas, as quais eles devem levar e utilizar em toda sua existência”.
Para um aprendizado que se julga significativo, a concretização deste, só se
dará em razão da elaboração de um planejamento das ações, conhecimentos e
conteúdos por parte da educação física. Essa ideia se reforça em Melo (2006, p.189), com
a afirmativa: “… organizar didaticamente os conhecimentos pedagógicos da Educação
Física é assimilar a necessidade”.
Entendemos o processo de
formação profissional como inacabado, isso por ser influenciado por saberes
curriculares, disciplinares e experienciais, como bem ressalta Tardif (2002).
Pretendemos fortalecer, através do PIBID, a formação inicial dos alunos
bolsistas. Neste sentido, o aluno graduando, consciente dos fundamentos
teóricos da sua área de formação (específicos e pedagógicos), elabora sua
prática. Essa proposta tem a finalidade de transformar o aluno em um sujeito
que responda às exigências contemporâneas, tais como: analisar, interpretar,
avaliar, sintetizar, comunicar, usar diferentes linguagens, estabelecer
relações, propor soluções inovadoras para as situações com as quais defronta
etc. Essa ação transformadora é fundamental ao trabalho docente (ARNONI et
al, p.521. 2003). Portanto, o subprojeto de Educação Física pretende
inicialmente revelar aos licenciando em formação a realidade do contexto
escolar, bem como desenvolver possibilidades de intervenção nesta realidade
por meio da proposta dos PCN’s, junto aos professores da rede pública de
ensino.
AÇÕES
- Estudos dirigidos e reuniões com
professores supervisores e alunos bolsistas no sentido de desenvolver o
subprojeto;
- Orientação para elaboração de um
diário de aula;
- Diagnóstico do contexto real das
práticas pedagógicas da educação física escolar no ensino médio, através da observação da estrutura física,
material didático pedagógico, práticas pedagógicas; investigação e registro de documentos (Projeto Político
Pedagógico, plano de ensino, plano de aula, diário de classe, regimento da
escola, programas desenvolvidos pela escola; filmagem de vivências práticas no decorrer das aulas, bem como
durante os intervalos de aulas);
- Investigação através de
entrevista e aplicação de questionário com os alunos do ensino médio a cerca
do conhecimento sobre os conteúdos (jogos, esportes, danças, lutas e
ginásticas) da cultura corporal de movimento de acordo com as categorias dos
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
- Análise, apresentação e
apreciação dos resultados da investigação e diagnóstico do contexto escolar
com os professores supervisores, alunos bolsista e coordenador de área;
- Elaboração de uma proposta de
intervenção (pesquisa-ação) pedagógica com base nas categorias dos conteúdos
(conceitual, procedimental e atitudinal) apresentadas pelos PCN’s;
- Elaboração de relatórios parciais
e finais.
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5. Ações Previstas
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1- Selecionar alunos bolsistas e
professores supervisores;
2- Apresentar a proposta do
subprojeto para os alunos bolsistas e professores supervisores;
3- Participar de reuniões de
estudos e planejamento com a Coordenação Institucional;
4- Realizar estudos dirigidos sobre
projeto político pedagógico, plano de ensino, plano de aula, parâmetros
curriculares nacionais com ênfase nas categorias dos conteúdos com os alunos
bolsistas e professores supervisores;
5- Elaborar uma proposta de
interversão (pesquisa-ação) para além
do fazer com base categorias dos conteúdos;
6- Elaborar um documentário
escrito, de imagem e filmagem retratando o atual quadro da educação física
escolar no ensino médio apresentando a estrutura física, material didático
pedagógico, planos de ensino e planos de aulas bem como as práticas
pedagógicas;
7- Realizar gincanas com os alunos
do ensino médio abordando os blocos de conteúdos, conhecimento sobre o corpo
- esporte, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas;
8- Explorar o meio ambiente com
fins de identificar e mapear espaços para o desenvolvimento de atividades
para além dos muros escolares como: trilhas, caminhadas, ciclismo, corrida,
entre outras;
9- Visitar o museu do brinquedo
popular (Natal), como também as instalações destinadas à realização da copa
do mundo 2014;
10- Realizações de oficinas
(confecção de material didático-pedagógico com material sucata);
11- Organização e apresentação de
seminários sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para os acadêmicos do
curso de licenciatura de educação física e professores da rede pública da XV
DIRED;
12- Elaboração de trabalhos
científicos para apresentar em eventos na área de educação física e educação;
13- Elaboração de trabalhos do
subprojeto de Educação Física no Encontro PIBID/UERN;
14- Elaboração de um capítulo de
livro relacionado ao desenvolvimento do trabalho do subprojeto e as Práticas
Formativas para a Docência na Educação Física no Ensino Médio para a
submissão do livro organizado pela Coordenação Institucional.
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6. Resultados Pretendidos
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1- Formação da equipe de alunos
bolsistas e professores supervisores;
2- Conhecimento da proposta do
subprojeto entre os alunos bolsistas e professores supervisores;
3- Informações
sobre o PIBID com a Coordenação Institucional;
4-
Aprofundamento sobre projeto político pedagógico, plano de ensino, plano de
aula, parâmetros curriculares nacionais com ênfase nas categorias dos
conteúdos com os alunos bolsistas e professores supervisores;
5-
Desenvolvimento da proposta de interversão (pesquisa-ação) para além do fazer com base categorias dos
conteúdos;
6-
Apresentação para a comunidade acadêmica e profissional da rede pública de
ensino um documentário escrito, de imagem e filmagem retratando o atual
quadro da educação física escolar no ensino médio apresentando a estrutura
física, material didático pedagógico, planos de ensino e planos de aulas bem
como as práticas pedagógicas;
7-
Conhecer metodologias diferentes de trabalhar com os blocos de conteúdos,
conhecimento sobre o corpo - esporte, jogos, lutas e ginásticas - atividades
rítmicas e expressivas propostos pelos PCN’s;
8- Identificar possibilidades
diferentes para estimular a prática da atividade física com os alunos do
ensino médio;
9- Valorização da cultura infantil,
no sentido de resgatar os brinquedos e brincadeiras populares;
Refletir sobre o legado da copa de 2014;
10- Criatividades nas aulas de
educação física no ensino médio;
11- Interação dos conhecimentos
adquiridos junto aos acadêmicos e profissionais da área;
12- Competência na elaboração de
trabalhos científicos para apresentar em eventos na área de educação física e
educação;
13- Apresentação de trabalhos do
subprojeto de Educação Física no Encontro PIBID/UERN;
14- Submissão de um capítulo de
livro relacionado ao desenvolvimento do trabalho do subprojeto e as Práticas
Formativas para a Docência na Educação Física no Ensino Médio para a
elaboração do livro organizado pela Coordenação Institucional.
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7. Cronograma específico deste subprojeto
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Atividade
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Mês de início
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Mês de conclusão
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Selecionar alunos bolsistas e
professores supervisores
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Agosto/2012
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Agosto/2012
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Apresentar a proposta do subprojeto
para os alunos bolsistas e professores supervisores
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Agosto/2012
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Agosto/2012
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Diário de aula (registro de todas
as atividades desenvolvidas no decorrer do PIBID)
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Agosto/2012
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Julho/2013
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Diagnóstico do contexto real das
práticas pedagógicas da educação física escolar no ensino médio, através da observação da estrutura física,
material didático pedagógico, práticas pedagógicas; investigação e registro de documentos (Projeto Político
Pedagógico, plano de ensino, plano de aula, diário de classe, regimento da
escola, programas desenvolvidos pela escola; filmagem de vivências práticas no decorrer das aulas, bem como
durante os intervalos de aulas).
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Setembro/2012
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Dezembro/2012
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Investigação através de entrevista
aplicação de questionário com os alunos do ensino médio a cerca do
conhecimento sobre os conteúdos (jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas)
da cultura corporal de movimento de acordo com as categorias dos conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais.
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Setembro/2012
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Janeiro/2013
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Realizar
estudos dirigidos sobre projeto político pedagógico, plano de ensino, plano
de aula, parâmetros curriculares nacionais com ênfase nas categorias dos
conteúdos com os alunos bolsistas e professores supervisores.
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Agosto/2012
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Julho/2013
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Análise, apresentação e apreciação
dos resultados da investigação e diagnóstico do contexto escolar com os
professores supervisores, alunos bolsista e coordenador de área.
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Fevereiro/2013
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Março/2013
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Elaboração de uma proposta de
intervenção (pesquisa-ação) pedagógica com base nas categorias dos conteúdos
(conceitual, procedimental e atitudinal) apresentadas pelos PCN’s.
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Março/2012
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Maio/2012
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Elaboração de relatórios parciais
mensais.
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Setembro/2012
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Junho/2013
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Realizar
gincanas com os alunos do ensino médio abordando os blocos de conteúdos, conhecimento
sobre o corpo - esporte, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e
expressivas.
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Outubro/2012
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Novembro/2012
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Explorar o meio ambiente com fins
de identificar e mapear espaços para o desenvolvimento de atividades para
além dos muros escolares como: trilhas, caminhadas, ciclismo, corrida, entre
outras.
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Março/2013
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Abril/2013
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Realizações de oficinas (confecção
de material didático pedagógico com material sucata).
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Maio/2013
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Maio/2013
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Visitar o museu do brinquedo
popular (Natal), como também as instalações destinadas a realização da copa
do mundo 2014.
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Janeiro/2013
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Janeiro/2013
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Organização e apresentação de
seminários sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para os acadêmicos do
curso de licenciatura de educação física e professores da rede pública da XV
DIRED.
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Junho/2013
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Junho/2013
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Elaboração de trabalhos científicos
para apresentar em eventos na área de educação física e educação.
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Maio/2013
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Julho/2013
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Participação na elaboração do livro
sobre as Práticas Formativas na Docência.
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Abril/2013
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Julho/2013
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8. Outras informações relevantes
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Referências:
ARNONI,
M. E. B.; FARIA, L. C. M.; MONTEIRO, D. S.; MORIEL JÚNIOR, J. G. Site de
didática: O ensino em questão. http://www.ibilce.unesp.br/institucional/departamentos/edu/didatica/index.htm;
DARIDO, S. C., et al. A educação
física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Rev.
paul. Educ. Fís., São Paulo, v.15, n.1, p. 17-32, jan./jun. 2001
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do
esporte. 7ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006
MELO, J. P. Perspectivas
da educação física escolar: reflexão sobre a educação física como componente
curricular. Revista Brasileira
de Educação Física, São Paulo, v.20, p.188-90, setembro 2006.
Suplemento n.5
. A
educação física como componente curricular: seu lugar entre os saberes
escolares. In.
SCHNEIDER, O. Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. Vol. 2.
São Cristóvão: Editora da UFS, 2008.
Secretaria de Educação Básica.
Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. s/d. 244 p.
(Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares
Nacionais) Linguagens, códigos e suas
tecnologias. < disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?
Acesso em: 12 de abril de 2012.
Secretaria de Educação Básica.
Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais –
3. Ed. – Brasília: A Secretária, 2001. 96p.:il.;16x23cm.
TARDIF, M. Saberes docentes e
formação profissional. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2002.
Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte. Projeto
Pedagógico do Curso de Educação Física Modalidade Licenciatura. Pau dos
Ferros, 2009.
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ENTENDA NOSSA LOGO
Partindo da premissa do objetivo principal do Programa Institucional de Iniciação à Docência, que está pautado na aproximação e na troca constante de experiência Universidade/Escola. A logo vem representar através dos arcos, a escola, o PIBID e a universidade respectivamente.
Os arcos entrelaçados simulam o conjunto, a importância de estar em constante aprendizado, a troca de conhecimento e experiências.
O PIBID está representado pelo arco central, este que faz a ligação entre os dois arcos laterais, sendo assim a ponte entre a teoria e a pratica. Portanto, nossa logo demonstra em linhas gerais o nosso objetivo enquanto PIBID Educação Física, que é estar no cotidiano escolar, vivenciando na prática o que oras aprendemos na Universidade. "