MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB


ANEXO II
Edital Pibid n° /2012 CAPES
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

1. Nome da Instituição
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
UF: RN
2. Subprojeto de Licenciatura em:
Educação Física - Cultura Corporal do Movimento: Desenvolvendo Competências no Ensino Médio
3. Coordenador de Área do Subprojeto:
Nome: Maria Ione da Silva                                                         
Departamento: Educação Física
Curso: Educação Física/Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM
Link para o Currículo Lattes:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203655Z8



4. Apresentação da proposta
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
O quadro da educação física escolar não mais se sustenta apenas com a perspectiva do esporte, muito menos arraigado a um esporte descompromissado com suas possibilidades educacionais. Com inspiração nas palavras de Kunz (2006) acredita-se que “a tranformação didático-pedagógica do esporte deve, em, parte, levar para esse mundo natural do ´se movimentar´, ou seja, resgatar o sentido fenomenológico do brinquedo e do jogo” (p. 103). Corroborando com a ideia, os PCN’s (2001) sugerem como conteúdo da cultura corporal de movimento a ser desenvolvidos nas aulas de educação física escolar o jogo, esporte, dança ginástica e lutas, distribuídos dentro de três blocos de conteúdos. Os PCN’S propõem também organizar os conteúdos valorizando temas transversais (emergentes sociais), favorecendo a interdisciplinaridade. Por ser uma proposta que objetiva a formação do cidadão critico-reflexivo, autônomo e a inclusão social, acreditamos que através desta, possamos desenvolver competências no seio escolar, na busca da compreensão do aluno enquanto sujeito do processo educacional. PARA ALÉM DO FAZER é o que propomos neste subprojeto, ou seja, uma intervenção pedagógica a ser desenvolvida no ensino médio através da pesquisa-ação. Entendemos que o ensino da educação física não pode ficar limitado a uma prática do “fazer por fazer”, é fundamental dar um sentido e significado, e para tal emerge uma nova proposta de ensino em que são enfocadas três diferentes dimensões no trato com os conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal (PCN´s, 1998). Darido (2001) observa avanços na proposta dos PCNs quando refere-se a essas dimensões do conteúdo, afirmando que: …o papel da educação física ultrapassa o ensinar esporte, ginástica, dança, jogos, atividades rítmicas, expressivas e conhecimento sobre o próprio corpo para todos [??], em seus fundamentos e técnicas (dimensão procedimental), mas inclui também os seus valores subjacentes, ou seja, quais atitudes os alunos devem ter nas e para as atividades corporais (dimensão atitudinal). E, finalmente, busca garantir o direito do aluno de saber por que ele está realizando este ou aquele movimento, isto é, quais conceitos estão ligados àqueles procedimentos (dimensão conceitual). Esses estudos apontam para uma nova educação física escolar, que esteja abandonando as práticas desvinculadas de significado para os alunos e preocupada com a aprendizagem fundamentada nas necessidades e interesses de um novo aluno, crítico, atuante e participativo. Melo (2008, p. 58) reforça essa ideia quando afirma que “falta à Educação Física escolar fomentar situações de ensino que deixem nos alunos aprendizagens significativas, as quais eles devem levar e utilizar em toda sua existência”. Para um aprendizado que se julga significativo, a concretização deste, só se dará em razão da elaboração de um planejamento das ações, conhecimentos e conteúdos por parte da educação física. Essa ideia se reforça em Melo (2006, p.189), com a afirmativa: “… organizar didaticamente os conhecimentos pedagógicos da Educação Física é assimilar a necessidade”.
Entendemos o processo de formação profissional como inacabado, isso por ser influenciado por saberes curriculares, disciplinares e experienciais, como bem ressalta Tardif (2002). Pretendemos fortalecer, através do PIBID, a formação inicial dos alunos bolsistas. Neste sentido, o aluno graduando, consciente dos fundamentos teóricos da sua área de formação (específicos e pedagógicos), elabora sua prática. Essa proposta tem a finalidade de transformar o aluno em um sujeito que responda às exigências contemporâneas, tais como: analisar, interpretar, avaliar, sintetizar, comunicar, usar diferentes linguagens, estabelecer relações, propor soluções inovadoras para as situações com as quais defronta etc. Essa ação transformadora é fundamental ao trabalho docente (ARNONI et al, p.521. 2003). Portanto, o subprojeto de Educação Física pretende inicialmente revelar aos licenciando em formação a realidade do contexto escolar, bem como desenvolver possibilidades de intervenção nesta realidade por meio da proposta dos PCN’s, junto aos professores da rede pública de ensino.

AÇÕES
- Estudos dirigidos e reuniões com professores supervisores e alunos bolsistas no sentido de desenvolver o subprojeto;
- Orientação para elaboração de um diário de aula;
- Diagnóstico do contexto real das práticas pedagógicas da educação física escolar no ensino médio, através da observação da estrutura física, material didático pedagógico, práticas pedagógicas; investigação e registro de documentos (Projeto Político Pedagógico, plano de ensino, plano de aula, diário de classe, regimento da escola, programas desenvolvidos pela escola; filmagem de vivências práticas no decorrer das aulas, bem como durante os intervalos de aulas);
- Investigação através de entrevista e aplicação de questionário com os alunos do ensino médio a cerca do conhecimento sobre os conteúdos (jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) da cultura corporal de movimento de acordo com as categorias dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
- Análise, apresentação e apreciação dos resultados da investigação e diagnóstico do contexto escolar com os professores supervisores, alunos bolsista e coordenador de área;
- Elaboração de uma proposta de intervenção (pesquisa-ação) pedagógica com base nas categorias dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) apresentadas pelos PCN’s;
- Elaboração de relatórios parciais e finais.


5. Ações Previstas
1- Selecionar alunos bolsistas e professores supervisores;
2- Apresentar a proposta do subprojeto para os alunos bolsistas e professores supervisores;
3- Participar de reuniões de estudos e planejamento com a Coordenação Institucional;
4- Realizar estudos dirigidos sobre projeto político pedagógico, plano de ensino, plano de aula, parâmetros curriculares nacionais com ênfase nas categorias dos conteúdos com os alunos bolsistas e professores supervisores;
5- Elaborar uma proposta de interversão (pesquisa-ação) para além do fazer com base categorias dos conteúdos;
6- Elaborar um documentário escrito, de imagem e filmagem retratando o atual quadro da educação física escolar no ensino médio apresentando a estrutura física, material didático pedagógico, planos de ensino e planos de aulas bem como as práticas pedagógicas;
7- Realizar gincanas com os alunos do ensino médio abordando os blocos de conteúdos, conhecimento sobre o corpo - esporte, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas;
8- Explorar o meio ambiente com fins de identificar e mapear espaços para o desenvolvimento de atividades para além dos muros escolares como: trilhas, caminhadas, ciclismo, corrida, entre outras;
9- Visitar o museu do brinquedo popular (Natal), como também as instalações destinadas à realização da copa do mundo 2014;
10- Realizações de oficinas (confecção de material didático-pedagógico com material sucata);
11- Organização e apresentação de seminários sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para os acadêmicos do curso de licenciatura de educação física e professores da rede pública da XV DIRED;
12- Elaboração de trabalhos científicos para apresentar em eventos na área de educação física e educação;
13- Elaboração de trabalhos do subprojeto de Educação Física no Encontro PIBID/UERN;
14- Elaboração de um capítulo de livro relacionado ao desenvolvimento do trabalho do subprojeto e as Práticas Formativas para a Docência na Educação Física no Ensino Médio para a submissão do livro organizado pela Coordenação Institucional.


6. Resultados Pretendidos
1- Formação da equipe de alunos bolsistas e professores supervisores;
2- Conhecimento da proposta do subprojeto entre os alunos bolsistas e professores supervisores;
3- Informações sobre o PIBID com a Coordenação Institucional;
4- Aprofundamento sobre projeto político pedagógico, plano de ensino, plano de aula, parâmetros curriculares nacionais com ênfase nas categorias dos conteúdos com os alunos bolsistas e professores supervisores;
5- Desenvolvimento da proposta de interversão (pesquisa-ação) para além do fazer com base categorias dos conteúdos;
6- Apresentação para a comunidade acadêmica e profissional da rede pública de ensino um documentário escrito, de imagem e filmagem retratando o atual quadro da educação física escolar no ensino médio apresentando a estrutura física, material didático pedagógico, planos de ensino e planos de aulas bem como as práticas pedagógicas;
7- Conhecer metodologias diferentes de trabalhar com os blocos de conteúdos, conhecimento sobre o corpo - esporte, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas propostos pelos PCN’s;
8- Identificar possibilidades diferentes para estimular a prática da atividade física com os alunos do ensino médio;
9- Valorização da cultura infantil, no sentido de resgatar os brinquedos e brincadeiras populares;  
    Refletir sobre o legado da copa de 2014;
10- Criatividades nas aulas de educação física no ensino médio;
11- Interação dos conhecimentos adquiridos junto aos acadêmicos e profissionais da área;
12- Competência na elaboração de trabalhos científicos para apresentar em eventos na área de educação física e educação;
13- Apresentação de trabalhos do subprojeto de Educação Física no Encontro PIBID/UERN;
14- Submissão de um capítulo de livro relacionado ao desenvolvimento do trabalho do subprojeto e as Práticas Formativas para a Docência na Educação Física no Ensino Médio para a elaboração do livro organizado pela Coordenação Institucional.

7. Cronograma específico deste subprojeto
Atividade
Mês de início
Mês de conclusão
Selecionar alunos bolsistas e professores supervisores
Agosto/2012
Agosto/2012
Apresentar a proposta do subprojeto para os alunos bolsistas e professores supervisores
Agosto/2012
Agosto/2012
Diário de aula (registro de todas as atividades desenvolvidas no decorrer do PIBID)
Agosto/2012
Julho/2013
Diagnóstico do contexto real das práticas pedagógicas da educação física escolar no ensino médio, através da observação da estrutura física, material didático pedagógico, práticas pedagógicas; investigação e registro de documentos (Projeto Político Pedagógico, plano de ensino, plano de aula, diário de classe, regimento da escola, programas desenvolvidos pela escola; filmagem de vivências práticas no decorrer das aulas, bem como durante os intervalos de aulas).
Setembro/2012
Dezembro/2012
Investigação através de entrevista aplicação de questionário com os alunos do ensino médio a cerca do conhecimento sobre os conteúdos (jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas) da cultura corporal de movimento de acordo com as categorias dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Setembro/2012
Janeiro/2013
Realizar estudos dirigidos sobre projeto político pedagógico, plano de ensino, plano de aula, parâmetros curriculares nacionais com ênfase nas categorias dos conteúdos com os alunos bolsistas e professores supervisores.
Agosto/2012
Julho/2013
Análise, apresentação e apreciação dos resultados da investigação e diagnóstico do contexto escolar com os professores supervisores, alunos bolsista e coordenador de área.
Fevereiro/2013
Março/2013
Elaboração de uma proposta de intervenção (pesquisa-ação) pedagógica com base nas categorias dos conteúdos (conceitual, procedimental e atitudinal) apresentadas pelos PCN’s.
Março/2012
Maio/2012
Elaboração de relatórios parciais mensais.
Setembro/2012
Junho/2013
Realizar gincanas com os alunos do ensino médio abordando os blocos de conteúdos, conhecimento sobre o corpo - esporte, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas.
Outubro/2012
Novembro/2012
Explorar o meio ambiente com fins de identificar e mapear espaços para o desenvolvimento de atividades para além dos muros escolares como: trilhas, caminhadas, ciclismo, corrida, entre outras.

Março/2013
Abril/2013
Realizações de oficinas (confecção de material didático pedagógico com material sucata).
Maio/2013
Maio/2013
Visitar o museu do brinquedo popular (Natal), como também as instalações destinadas a realização da copa do mundo 2014.
Janeiro/2013
Janeiro/2013
Organização e apresentação de seminários sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para os acadêmicos do curso de licenciatura de educação física e professores da rede pública da XV DIRED.

Junho/2013
Junho/2013
Elaboração de trabalhos científicos para apresentar em eventos na área de educação física e educação.

Maio/2013
Julho/2013
Participação na elaboração do livro sobre as Práticas Formativas na Docência.

Abril/2013
Julho/2013
8. Outras informações relevantes
Referências:
ARNONI, M. E. B.; FARIA, L. C. M.; MONTEIRO, D. S.; MORIEL JÚNIOR, J. G. Site de didática: O ensino em questão. http://www.ibilce.unesp.br/institucional/departamentos/edu/didatica/index.htm;
DARIDO, S. C., et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, v.15, n.1, p. 17-32, jan./jun. 2001
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7ª ed. Ijuí: Unijuí, 2006
MELO, J. P. Perspectivas da educação física escolar: reflexão sobre a educação física como componente curricular. Revista Brasileira de Educação Física, São Paulo, v.20, p.188-90, setembro 2006. Suplemento n.5
                        . A educação física como componente curricular: seu lugar entre os saberes escolares. In. SCHNEIDER, O. Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. Vol. 2. São Cristóvão: Editora da UFS, 2008.
Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. s/d. 244 p. (Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais) Linguagens, códigos e suas tecnologias. < disponível em:   http://portal.mec.gov.br/index.php? Acesso em: 12 de abril de 2012.
Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – 3. Ed. – Brasília: A Secretária, 2001. 96p.:il.;16x23cm.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Projeto Pedagógico do Curso de Educação Física Modalidade Licenciatura. Pau dos Ferros, 2009.



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Partindo da premissa do objetivo principal do Programa Institucional de Iniciação à Docência, que está pautado na aproximação e na troca constante de experiência Universidade/Escola. A logo vem representar através dos arcos, a escola, o PIBID e a universidade respectivamente.

Os arcos entrelaçados simulam o conjunto, a importância de estar em constante aprendizado, a troca de conhecimento e experiências.

O PIBID está representado pelo arco central, este que faz a ligação entre os dois arcos laterais, sendo assim a ponte entre a teoria e a pratica. Portanto, nossa logo demonstra em linhas gerais o nosso objetivo enquanto PIBID Educação Física, que é estar no cotidiano escolar, vivenciando na prática o que oras aprendemos na Universidade. "

Quem sou eu

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Pibid do curso de Educação Física - CEF/CAMEAM/UERN que tem como tema: Educação Física - Cultura Corporal do Movimento: Desenvolvendo Competências no Ensino Médio.

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